terça-feira, 7 de abril de 2009

Pfandflasche

Apesar de eu achar que nao funciona TÃO bem assim, muitos já ouviram falar do sistema de reciclagem da Alemanha, e ainda há aqueles que invejam ou veneram (rs).

Dentro dessa filosofia existe aqui a chamada Pfandflasche, que seria a garrafa retornável - tanto de plástico como de vidro. Não necessariamente todas as garrafas são retornáveis, e sinceramente, não me perguntem o porquê.

O que é interessante é que é possível (obviamente) saber quais são as retornáveis.

Como?
É só você, que está aqui como turista, por exemplo, buscar esse símbolo na embalagem:


<---


Nem sempre vai estar escrito Pfandflasche, mas a presença do símbolo é obrigatória nesses casos.


Ah tá, e daí?

Tudo bem que os alemães são honestos e corretos e tal, mas algo a mais deve ser bolado para que o retorno da garrafa seja garantido. Então o que foi decidido?

Pense você. O que deveriam fazer para que você realmente voltasse com sua garrafinha vazia para devolvê-la?

....

....

....

Tempo esgotado!

Ah, claro!!!!

Dinheiro!!

Não entendeu? Estamos falando de dinheiro, sim! Funciona da seguinte forma: Você paga pelo valor do líquido + um valor referente à garrafa. Esse valor gira em torno de 0,08 a 0,25. Exemplo prático: Minha garrafa de Nestea (1,5 L) custa 1,20, mas eu pago 1,45 porque devo pagar a garrafa também.

O quê? Não, desisto de ir pra Alemanha, tudo é muito louco!

Calma, não é bem assim. Você vai ter seu dinheiro de volta. Simples assim: Você vai nos mercados que possuem a máquina de Leergut, ou seja, as máquinas que recolhem as garrafas vazias. Coloca as garrafas dentro da máquina, pega seu cupom que será impresso dizendo quanto você receberá e se dirige ao caixa. Pronto! Você recebe seu dinheiro de volta, aeeee =)

O que você pode fazer também é trocar seu cupom por uma nova garrafa cheinha da sua bebida preferida, assim você não precisa ficar pagando o tempo todo e tendo o dinheiro de volta. A não ser que você queira, bem, faça como achar melhor, rs...

Vale ressaltar: Eu ODEIO Pfandflasche, rs

Vale ressaltar ²: 4 meses de Alemanha =)

9 comentários:

Diana disse...

a idéia é muito boa, mas que dá preguica, dá. =P E o pior é que eles sempre anunciam o preco só do liquido, aí a gente vê uma coca cola baratinha, e quando chega lá no caixa, é outro preco. Ah, é a pifândi... afe. =P



nathiii nao sabia que tinhas blog! =))

loralu disse...

Eu não ia gostar e ficar trocando.
Em tempo ;
Filha te amo!

loralu disse...

As nini agora eu consegui postar!

Pati disse...

Esqueci de te responder antes :P

As cores claras do blog são intencionais. Principalmente pq eu NÃO entendo nada de design.

Vale ressaltar: eu definitivamente não gosto de fundo escuro :\

Boa sorte na viagem! Der junge ist auf einem flugzeug!

Beijo =*

carapeto disse...

ah gente! eu adoro pfandfasche!!! é o máximo isso aí!
não tem que ficar trocando toda hora, né, povo!
melhor deixar acumular umas tantas no keller depois levar tudo de volta pro mercado no fim do mês...
dá uma sensação bacana igual quando a gente acha um dinheiro que não lembrava mais que tinha :-)

•' кåthiliñ _ ټ disse...

eu gostei disso! ^^
quando vier traz uma pra mim xD
minha lindinha! que saudades de vc zoooras!

^^

VOLTA LOGO :P
fique, aproveite MUITO, seja MUITO feliz ai e quando voltar, me conte TUUDO!


beeeeeeijo grande
saudades

Wallace Tavares disse...

Ei... tentei pronunciar isso e tive que fazer fisoterapia na língua,pois deu um mal jeito!! Hehehehehehe... Você volta quando?
Bj fraterno!
Wallace

Flávia disse...

AHHH! OI!
Estudo alemão, aqui no Brasil (ainda...), e tenho um trabalho exatamente sobre isso!
Por que você odeia Pfandflasche??? Particularmente eu acho a ideia ótima, e seria mais fácil se você fizesse como o 'carapeto': acumula por um mês e depois leva! Eu adortaria receber um dinheirinho assim ;D
Beste Grüsse, Flávia

Maurício Costa disse...

Gostei da paradinha...
Sou a favor de lutarmos por coisas assim, mas discordo de 88% das coisas q o greepeace fala! hauhaua

Saudades das suas palhaçadas!