Dentro dessa filosofia existe aqui a chamada Pfandflasche, que seria a garrafa retornável - tanto de plástico como de vidro. Não necessariamente todas as garrafas são retornáveis, e sinceramente, não me perguntem o porquê.
O que é interessante é que é possível (obviamente) saber quais são as retornáveis.
Como?
<---
Nem sempre vai estar escrito Pfandflasche, mas a presença do símbolo é obrigatória nesses casos.
Ah tá, e daí?
Tudo bem que os alemães são honestos e corretos e tal, mas algo a mais deve ser bolado para que o retorno da garrafa seja garantido. Então o que foi decidido?
Pense você. O que deveriam fazer para que você realmente voltasse com sua garrafinha vazia para devolvê-la?
....
....
....
Tempo esgotado!
Ah, claro!!!!
Dinheiro!!
Não entendeu? Estamos falando de dinheiro, sim! Funciona da seguinte forma: Você paga pelo valor do líquido + um valor referente à garrafa. Esse valor gira em torno de 0,08 a 0,25. Exemplo prático: Minha garrafa de Nestea (1,5 L) custa 1,20, mas eu pago 1,45 porque devo pagar a garrafa também.
O quê? Não, desisto de ir pra Alemanha, tudo é muito louco!
Calma, não é bem assim. Você vai ter seu dinheiro de volta. Simples assim: Você vai nos mercados que possuem a máquina de Leergut, ou seja, as máquinas que recolhem as garrafas vazias. Coloca as garrafas dentro da máquina, pega seu cupom que será impresso dizendo quanto você receberá e se dirige ao caixa. Pronto! Você recebe seu dinheiro de volta, aeeee =)
O que você pode fazer também é trocar seu cupom por uma nova garrafa cheinha da sua bebida preferida, assim você não precisa ficar pagando o tempo todo e tendo o dinheiro de volta. A não ser que você queira, bem, faça como achar melhor, rs...
Vale ressaltar: Eu ODEIO Pfandflasche, rs
Vale ressaltar ²: 4 meses de Alemanha =)